#6 Como ensinar os filhos a terem mais resiliência
Postcast Amparo
O que é yoga? Confira os benefícios dessa prática
Publicado em: Editado em:
Amparo Saúde
Compartilhe
Ouvir
Modo Contraste
A+
A-

Até pouco tempo atrás os benefícios da yoga para o bem-estar das pessoas eram vistos na prática, mas pouco estudados pela ciência. Contudo, hoje, estudos têm mostrado que a yoga traz diversos benefícios tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental de quem pratica.

A yoga, que em sânscrito pode significar “concentração”, “unir” ou “conjunção”, além de alguns outros significados a depender da tradução, é uma antiga prática de exercícios e meditação surgida na Índia que se tornou cada vez mais popular na sociedade ocupada de hoje. 

Você quer um exercício que una mente e corpo, te desafie e te ajude a melhorar alguns aspectos da sua saúde física? Então, a yoga pode ser para você.

Tipos de yoga

Existem muitos tipos de yoga, sendo que Yoga Hatha – uma combinação de muitos estilos – é um dos mais populares. Podemos dizer que a Hatha é um tipo de  yoga mais físico do que meditativo, no qual a prática se concentra em  pranayamas (exercícios controlados pela respiração), seguidos por uma série de  asanas (posturas de yoga) que terminam com  savasana (um período de descanso).

O objetivo durante a prática de yoga é desafiar-se fisicamente, mas não se sentir sobrecarregada(o). O foco está na respiração enquanto sua mente está calma.

A yoga pode ser praticada por pessoas de todas as idades e gêneros em estúdios, escolas especializadas ou academias. Uma aula, normalmente, dura 1 hora, a depender do professor, do tipo de yoga e do nível de experiência dos praticantes e podem ser usados outros recursos complementares como músicas, incensos e aparelhos.

Ainda não está convencida(o)? Então, confira a seguir alguns benefícios da prática de yoga.

Melhora a flexibilidade

Ter boa flexibilidade torna as atividades do dia a dia mais fáceis, reduz o risco de quedas e lesões, melhora o desempenho em outras atividades esportivas, reduz as tensões musculares e melhora a coordenação e consciência corporal. 

Quem pratica yoga sabe que um dos benefícios mais visíveis da prática é justamente a melhora da flexibilidade, com resultados progressivos que são facilmente percebidos e que ajudam a manter a motivação dos praticantes.  https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25042310/  No caso das pessoas com mais de 65 anos, segundo estudo de 2019, a yoga é particularmente útil por melhorar a flexibilidade que é perdida como processo natural do envelhecimento. 

Mas lembre-se. Caso você tenha 60 anos ou mais, ou alguma condição específica, fale com o seu médico de confiança antes de começar a prática.

Melhora a consciência corporal

Yoga desenvolve a consciência interior, pois concentra a sua atenção nas habilidades do seu corpo no momento presente, ajudando a desenvolver a respiração e a força da mente e do corpo. Pode parecer abstrato, mas, por conta da rotina agitada que levamos, nós estamos perdendo a consciência tanto do que acontece com o nosso corpo – as funções fisiológicas, por exemplo – quanto do que acontece no nosso ambiente. A yoga vem, justamente, para te trazer de volta essa consciência.

Quando falamos de “consciência corporal”, não estamos falando de aparência física, mas de entender e ter mais consciência sobre o seu corpo, músculos e sensações.

Os estúdios de yoga normalmente não têm espelhos para que as pessoas possam focar sua consciência para dentro, em vez de como uma posição – ou as pessoas ao seu redor – parece. Pesquisas descobriram que aqueles que praticavam yoga estavam mais conscientes de seus corpos do que pessoas que não praticavam yoga e também mais satisfeitas e menos críticas sobre a aparência dos seus corpos. 

Por essas razões, o yoga tornou-se parte integrante do tratamento de transtornos alimentares e programas que promovem a imagem corporal positiva e a autoestima. Clique aqui e confira 6 dicas infalíveis para melhorar a sua autoestima

Pode ajudar com a perda e manutenção de peso

As pessoas que praticam yoga e são comedoras conscientes estão mais em sintonia com seus corpos, pois podem se tornar mais sensíveis a sinais de fome e sentimentos de plenitude.

Pesquisadores descobriram que as pessoas que praticaram yoga por pelo menos 30 minutos uma vez por semana por pelo menos quatro anos ganharam menos peso durante a meia-idade. Sendo que, dentre essas pessoas, aquelas que estavam acima do peso realmente perderam peso. No geral, aqueles que praticavam yoga tinham índices de massa corporal (IMCs) mais baixos em comparação com aqueles que não praticavam yoga.

Os pesquisadores atribuíram isso à atenção plena e à alimentação consciente que podem levar a uma relação mais positiva com a comida e a alimentação.

Melhora a forma física

A yoga é conhecida por sua capacidade de aliviar a tensão e a ansiedade na mente e no corpo, mas também pode ter um impacto na capacidade de exercício de uma pessoa. Por isso, a prática regular da yoga pode melhorar o desempenho de quem faz atividades físicas, como corrida e musculação.

Para entender como isso se dava, pesquisadores estudaram um pequeno grupo de indivíduos sedentários que não haviam praticado yoga antes. Após oito semanas de prática de yoga, pelo menos duas vezes por semana por um total de 180 minutos, os participantes apresentaram maior força e resistência muscular, flexibilidade e aptidão cardiorrespiratória. 

Faz bem para o coração

A yoga tem um efeito positivo nos fatores de risco cardiovascular, pois ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas que têm hipertensão. Não se sabe exatamente como isso acontece, mas a principal hipótese é que a yoga ajuda o corpo a detectar desequilíbrios na pressão sanguínea.

Segundo a Sociedade Europeia de Cardiologia, a yoga reduz os fatores de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e AVC, pois está relacionada a um risco menor de desenvolver hipertensão e obesidade.  Além disso, a prática também reduz os níveis excessivos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes não dependente de insulina, diminuindo a necessidade de medicamentos.   

Por isso, para a Sociedade Brasileira de Cardiologia é interessante incluir a yoga em programas de reabilitação cardíaca devido aos seus benefícios cardiovasculares e de alívio do estresse. 

Para finalizar, não se esqueça de procurar um profissional de saúde para te avaliar antes de começar a praticar qualquer atividade física. 

Para isso, conte com os profissionais da Amparo Saúde. Temos um time multidisciplinar de especialistas prontos para te atender com foco na prevenção de doenças. Independente da sua idade, gênero ou histórico de saúde nós podemos te ajudar a viver mais e melhor.

 

Deixe seu comentário