#6 Como ensinar os filhos a terem mais resiliência
Postcast Amparo
Como não desistir das suas metas: conheça a metodologia SMART
Publicado em: Editado em:
Amparo Saúde
Compartilhe
Ouvir
Modo Contraste
A+
A-

Vamos ser sinceros, 2021 não foi um ano fácil. Foram muitos os desafios a serem enfrentados e, diversas vezes, nossa resiliência e esperança foram testadas. Por isso, aproveite esse período de festas de final de ano para relaxar, recarregar as baterias e celebrar a vida com seus amigos e familiares sem preocupações.

Falando em final de ano, algo já é tradição: as metas de ano novo. Muitos de nós adoram fazer metas e planos para o ano novo que virá, desde começar um novo curso, emagrecer ou passar a ter uma alimentação mais saudável. Neste ínterim, também já é tradição desistir das metas ainda em janeiro por constatar que elas são muito difíceis de atingir.

Já aconteceu isso com você? Então, esse artigo será super útil! 

O que é metodologia SMART

Para começar, você já parou para pensar porque é tão difícil atingir as metas de final de começo de ano? Reflita um pouco. Em um primeiro momento você pode pensar que a culpa é sua por não estar motivada(o) o suficiente e passar a se culpar por isso. Contudo, temos uma boa notícia: a explicação é um pouco mais prática e não envolve (apenas) motivação. 

Pensando nisso, para que as pessoas consigam atingir as metas com mais facilidade, uma metodologia bastante simples foi criada, a metodologia S.M.A.R.T

A palavra “smart” em inglês significa “esperto”, mas, nesse caso, também é uma sigla, na qual, cada letra significa uma característica que as suas metas precisam ter para que você consiga atingi-las. Essa metodologia, ou método, foi desenvolvida pelo americano Peter Drucker para empresas, mas também é bastante útil, tanto para a sua vida pessoal, quanto para a sua vida profissional.

Antes de entrar no método SMART é importante lembrar que o autoconhecimento e a reflexão são fundamentais antes de definir qualquer meta. Você precisa entender o contexto no qual você e a meta estão inseridos e as consequências dessa meta, assim como, se auto conhecer para analisar o quão importante essa meta é para você e se você quer atingir essa meta por vontade própria ou porque outras pessoas esperam isso de você. Mais adiante, citaremos uma meta que muitas pessoas almejam mas que, na maioria das vezes, é resultado de uma pressão da sociedade.

Ressalva feita, vamos às dicas práticas. Para que uma meta possa ser atingida ela deve ser:

  • Específica (specific): você precisa ter muita clareza qual meta você quer atingir. Quanto mais específica for a meta, mais fácil será para você definir um passo a passo para atingi-la. Afinal, como você vai saber o caminho que deve seguir, se você nem sabe onde quer chegar?

Por exemplo: uma meta como “comer mais saudável em 2022” não é nada específica e é bastante ampla para uma meta. Por outro lado, se a sua meta for “comer duas verduras em cada refeição” ou “não ingerir refrigerante” já é muito mais específico e, portanto, fácil de atingir.

Sendo assim, quando estiver fazendo as suas metas, seja específica(o) e fuja de metas muito amplas ou vagas.

  • Mensurável (Mensurable): para saber se você atingiu a meta, quanto tempo falta ou se você precisa mudar a sua estratégia de ação, é fundamental saber como você vai medir a sua meta. 

No exemplo acima, se a sua meta for comer duas verduras em cada refeição, você saberá claramente quando não conseguiu atingir o seu objetivo. Além disso, você conseguirá se planejar melhor para conseguir atingir essa meta.

Outra meta facilmente mensurável e que as pessoas fazem é “perder peso” ( exemplo de meta que, muitas vezes, outras pessoas nos impõe, como falamos anteriormente), pois você consegue medir facilmente em uma balança se a sua meta foi atingida ou não.

  • Atingível (Attainable): parece um pouco óbvio mas, muitas vezes, movidos pela empolgação, por influência de outras pessoas ou simplesmente por falta de bom-senso e de reflexão, nos colocamos metas que são inatingíveis ou muito difíceis de serem atingidas. Também é comum nos colocarmos metas que dependem muito de fatores externos que estão fora do nosso controle.

Por exemplo: perder 10kg em 1 mês é um tipo de meta que, se não é atingível, pelo menos, é muito difícil de atingir e causa muitos prejuízos à saúde da maioria das pessoas.

Uma outra meta que podemos citar para exemplificar é “receber uma promoção no trabalho em 1 ano”, pois essa meta depende de outros fatores e pessoas além do seu desempenho, a não ser que, o seu chefe ou a pessoa que te promoveria, coloque claramente todos os pontos que você deve atingir para receber a promoção. Neste caso, a meta seria atingível, mensurável, específica e realista, nossa próxima letra do método SMART.

  • Realista ou relevante (relevant): Uma meta SMART deve ser realista no sentido de que pode ser alcançada de forma realista, dados os recursos e tempo disponíveis. Uma meta SMART é provavelmente realista se você acredita que pode ser alcançada. Pergunte a si mesma(o) se a meta é realista e acessível, alcançável (considerando o tempo e recursos) e se você é capaz de se comprometer em alcançar a meta.

Nesta etapa a auto reflexão e a sinceridade consigo são fundamentais. Pode ser que, ao refletir, você perceba que essa meta não é realista ou que não vale a pena despender tempo e recursos para atingi-la. Quanto menos realista é a meta, maiores as chances de você se sentir desmotivada(o) no meio do caminho ou se frustrar por não conseguir chegar onde você quer.

  • Temporal (time): por fim, a sua meta deve ter um prazo para ser atingida com uma data de início e uma data de término. Afinal, não faz sentido você colocar para si uma meta que não tem um prazo para ser atingida ou que “é para a vida toda”. Além disso, se a meta não for limitada pelo tempo, não haverá senso de urgência e, portanto, você terá menos motivação para atingi-la.

Voltando ao nosso exemplo da promoção. É importante você pensar e delimitar qual será o prazo para que essa promoção seja efetivada. Assim, você saberá se precisa mudar a sua estratégia (caso, conclua que a meta não será atingida no prazo estabelecido), mudar de meta, desistir ou aumentar o prazo. 

A metodologia SMART é um método bastante útil e simples para que você atinja as suas metas e não se frustre no meio do caminho. Objetivos vagos como “ser saudável” são quase impossíveis de serem atingidos e geram mais frustração, desmotivação e, em última instância, ansiedade.

Por isso, no momento de definir suas metas, esteja tranquila(o)e reflita o quão importante esse objetivo é para você, qual a sua motivação, como você vai lidar não conseguir atingi-lo e, novamente falando de autoconhecimento, se você busca essa meta porque quer ou se é para agradar outras pessoas. Já falamos aqui no blog, o autoconhecimento é fundamental!

Esperamos que esse texto seja útil para você. Feliz Ano Novo!

Deixe seu comentário